Braga deve olhar para Amarante, Guimarães e San Sebastián

 
Apresentamos três exemplos de projectos que devem merecer a atenção da Câmara de Braga para revitalizar a Fábrica Confiança.

amarante

BRAGA VS AMARANTE
Não há cidade portuguesa hoje que não tenha um projeto cultural para as ex-fábricas de referência do seu município! O que separa a cidade de Amarante de Braga? Um Museu da Cidade e uma fábrica das artes

  1. O concelho de Braga tem uma população de mais de 192 mil pessoas, em Amarante são 56 mil.
  2. Os dois concelhos são liderados pela coligação PSD/CDS;
  3. 3. A Câmara Municipal de Amarante pediu no início do ano um empréstimo de 1,5 milhões de euros e o adiantamento de 2 milhões relativo ao Fundo de Equilíbrio Financeiro. Segundo a oposição, a autarquia estava com “falta de liquidez”. A Câmara de Braga contraiu um empréstimo no ano passado de 8,5 milhões de euros “com o objectivo de financiar um conjunto de projectos de investimento estratégicos para o concelho”;
  4. A Câmara de Braga quer tornar o Eco-Parque das Sete Fontes uma realidade, dando origem a uma nova zona verde da cidade – ao mesmo tempo que aí perto um espaço verde vai dar lugar a mais um prédio, desta vez um ginásio privado. Amarante quer transformar a margem esquerda do Tâmega num parque urbano com 13 quilómetros (!);
  5. Amarante pretende criar o Museu da Cidade no antigo Solar dos Magalhães. Braga, que se apresenta como a terceira maior cidade do país, não tem qualquer museu dedicado aos seus dois mil anos de História.
  6. Em Amarante, a autarquia pretende instalar a Plataforma das Artes na antiga Fábrica de Metalomecânica dos Matias. Em Braga, a autarquia quer revogar a promessa de transformar a Fábrica Confiança num espaço cultural aberto a toda a população, vendendo o edifício a privados.

guimaraes

GUIMARÃES vs BRAGA
Foi notícia na RUM: Guimarães trabalha para que a zona industrial de Couros seja Monumento Nacional para, de seguida, ser Património Mundial da Humanidade!
Em Braga, a Câmara desvaloriza a riqueza da Confiança e quer desfazer-se rapidamente do único complexo industrial centenário que sobreviveu à expansão da cidade…

san sebastian

BRAGA VS SAN SEBASTIÁN
1. Braga quer ser Capital Europeia da Cultura em 2027. San Sebastián ostentou esse título em 2016.

2. Para a candidatura de San Sebastián foi decisivo o projecto de reconversão da Tabakalera, uma antiga fábrica de tabacos, já um pouco afastada do centro da cidade, que reabriu como Centro Internacional de Cultura Contemporânea, para funcionar como espaço cultural, mas também como local de criação artística. A Câmara de Braga tem ignorado até ao momento a Fábrica Confiança como argumento para conquistar o título de Capital Europeia da Cultura.

3. Em San Sebastián a Tabakalera foi considerada também como uma canalizadora para a transformação urbanística da zona, articulando o rio Egea, o parque Cristina Enea, as estações de autocarros e de comboios mas também a “zona deteriorada” que envolvia a zona de Mundaiz, na descrição da autarquia. Em Braga, um dos argumentos usados para a compra da Fábrica Confiança foi precisamente a criação de uma nova centralidade numa zona urbanisticamente complicada, após anos de construção desenfreada.

4. San Sebastián tem 186 mil habitantes e o concelho de Braga (pelo menos) 181 mil habitantes. Acresce ainda que na freguesia de São Victor, onde vivem mais de 31 mil pessoas, não existe qualquer equipamento cultural municipal. Braga apresenta-se como a terceira maior cidade do país mas 45 anos de gestão autárquica em democracia não permitiram que os seus cidadãos tivessem a possibilidade de usufruir de um centro cultural digno desse nome. Esse merece ser o futuro da Confiança.

5. Em San Sebastián foi preciso esperar mais de uma década para que o centro cultural fosse uma realidade. A fábrica de tabacos encerrou em 2003 mas logo nessa altura a autarquia e o governo regional decidiram comprar o edifício para lhe dar um destino cultural. Só viria a ser inaugurado em 2015.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s