A Fábrica Confiança é de Braga e não pode ser vendida a privados

Imagem Confiança-05.pngAssinar a petição

O imóvel da Perfumaria e Saboaria Confiança foi adquirido pelo Município de Braga em 2011/2012 através de um processo de expropriação por utilidade pública com o propósito expresso de ser reabilitado e no âmbito de um consenso alargado quanto à salvaguarda deste marco da indústria bracarense e portuguesa.

O investimento neste edifício industrial encontra-se integralmente pago, não constituindo qualquer encargo para o Município, para lá da mera manutenção do imóvel (que, no caso, nem tem ocorrido).

Considerando que o Município entendeu não alocar verbas para a sua reabilitação e que simultaneamente há diversas entidades públicas e privadas empenhadas na salvaguarda e que em conjunto poderão iniciar um processo de recuperação do imóvel para fins culturais/sociais ao serviço de toda a comunidade, solicita-se que se estabeleça como prioridade encontrar uma solução alternativa à alienação apressada e sem discussão pública.

A alienação a privados constitui um ato irreversível, representará uma perda inestimável para a Freguesia, para a Cidade e para o País e significará uma despromoção automática da candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura 2027.

Os cidadãos abaixo assinados,
Assinar a petição