Debate: A Fábrica Confiança como Laboratório de Arqueologia e Arquitectura

FÁBRICA CONFIANÇA 2019.jpgA Plataforma Salvar a Fábrica Confiança promove, esta quarta-feira, 4 de Março, às 21h30, o debate “Confiança: Um Laboratório de Arqueologia e Arquitectura”. Recorde-se que a Câmara Municipal de Braga tem prevista para 11 de Março a conclusão da hasta pública de venda do edifício histórico.

A decorrer no auditório da junta de Freguesia de S. Victor, o debate conta com a participação do do arquitecto André Cerejeira Fontes e do arqueólogo Luís Fontes, ambos investigadores do Lab2PT – Laboratório de Paisagens, Património e Território da Universidade do Minho. André Cerejeira Fontes é ainda professor na Escola de Arquitectura e Luís Fontes é director da Unidade de Arqueologia da academia minhota. A entrada é livre.

A Plataforma Salvar a Fábrica Confiança traz agora ao debate as múltiplas arqueologias presentes no espaço ocupado pela antiga Fábrica Saboaria e Perfumaria Confiança, da romana (vestígios da paisagem cultural envolvente da antiga urbe romana, uma vez que o imóvel fica no traçado da Via XVII, que ligava a Bracara a Asturica) à industrial (com as várias fases construtivas da Saboaria e Perfumaria Confiança desde 1894). Um futuro de história que germina no restauro e preservação do edifício industrial com enorme potencial de reutilização sem necessidade de grande investimento. Um património único de Braga e que será classificado como Monumento de Interesse Público.

1 Comments

Deixe um comentário