O director dos Encontros da Imagem, Carlos Fontes, afirma que Braga necessita de um grande espaço para exposições e que a Confiança é o imóvel ideal para esse fim cultural. A Associação Encontros da Imagem é uma das subscritoras do manifesto pela requalificação da antiga Confiança para fins culturais.
Numa entrevista ao Campus Verbal, na RUM, a propósito do arranque da 29ª edição dos Encontros da Imagem, Carlos Fontes, apesar de elogiar o que foi feito no FORUM Braga com a criação de uma nova galeria de Arte, defendeu que “Braga não tem um grande espaço de exposições”. Mesmo tendo “muita dignidade e qualidade, as dimensões são reduzidas para fazer uma grande exposição”, disse, referindo-se ao espaço do Altice FORUM Braga. Também por essa razão, o director dos Encontros considera que a dimensão considerável da antiga Confiança colmataria esta lacuna, tornando-se um espaço “não só para exposições mas para outro tipo de actividades”. O imóvel é “um dos mais bonitos da cidade, com características únicas para esta polivalência”, continuou.
“Um espaço de exposição para fotografia, pintura, escultura, mas também de partilha de experiência ao nível dos vários artistas nas áreas da música, do teatro, inclusivamente das performances”, é o que o responsável pelo Festival Internacional de Fotografia e Arte defende para a antiga Fábrica Confiança.
À Universitária, Carlos Fontes confessou ter ainda esperança de que o edifício não venha a ser alienado e possa abrir enquanto valência cultural do Município.