Câmara de Braga deve abrir imediatamente Fábrica Confiança aos bracarenses

2001 peça PSYCHOSIS na Confiança 12 [direitos Ana Bettencourt].jpg

Representantes da Plataforma Salvar a Fábrica Confiança reuniram-se esta segunda-feira na Câmara Municipal de Braga para apresentar o plano estratégico da iniciativa Confiança – Centro Cívico e Cultural que permitirá transformar o edifício histórico industrial num espaço cultural com programação já a partir de Setembro. Trata-se de um documento com 40 páginas que já foi entregue ao Ministério da Cultura e que esta semana será também entregue, pessoalmente, na Assembleia da República. Desde Novembro de 2018 que a Plataforma tem solicitado audiências com o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, pedidos que até hoje foram recusados. O encontro desta segunda-feira decorreu apenas com a presença do adjunto do presidente, António Barroso.

A reunião serviu para relembrar a autarquia de que, com a classificação do edifício da antiga Saboaria Confiança, por parte do Ministério da Cultura, torna-se cada vez mais urgente que a autarquia abra as portas do edifício de forma a que os bracarenses, e não só, tenham oportunidade de conhecer e visitar este exemplar de património industrial que comemora em Outubro 125 anos de existência. Desde que o edifício foi comprado pela Câmara de Braga apenas por uma vez abriu ao público. Entre outras, encontram-se abertas até finais de setembro candidaturas no âmbito do Norte 2020 para reabilitação do património cultural.

O Confiança – Centro Cívico e Cultural, através das 20 associações que integram a iniciativa, propõe-se organizar várias iniciativas na Fábrica Confiança a partir de Setembro. Foi explicado na reunião que a primeira atividade será a exposição “Emergentes 2019” integrada nos 29.ºs Encontros da Imagem, iniciativa apoiada pela Direção-Geral da Artes e pelo Município de Braga (a organização dos Encontros de Imagem depara-se anualmente com dificuldades de encontrar na cidade um espaço de dimensões adequadas para esta exposição). Os Encontros da Imagem, com mais de trinta anos de existência, são uma associação cultural sem fins lucrativos, que promove anualmente o festival que celebra a fotografia clássica e contemporânea e as artes visuais em geral, tendo já, no passado, organizado exposições na Confiança.

Em outubro celebra-se o 125º aniversário da fundação da Fábrica Confiança. A empresa celebrou com os trabalhadores, de forma exemplar e com grande repercussão na imprensa local as datas mais importantes da sua história; os 50 anos, os 75 anos e um século de existência. Por seu lado, o Município de Braga, assinalou o 120º aniversário com uma visita às instalações. Foi, até ao momento, o único evento no imóvel que o Município organizou ou apoiou desde que comprou o imóvel. No fim-de-semana de 11, 12 e 13 de Outubro o Confiança – Centro Cívico e Cultural pretende abrir as portas para um fim-de-semana festivo, proporcionando, igualmente, o encontro entre várias gerações e entre antigos trabalhadores e famílias. O aniversário será organizado através da coordenação das várias associações e coletivos que compõem a Plataforma, ficando cada uma delas responsável pela programação de um dos eventos ao longo dos três dias.

Em Novembro, tem lugar o colóquio “Património industrial: reabilitação e reutilização”. O encontro será organizado com vista à troca de conhecimentos e experiências no campo da reabilitação dos edifícios industriais e da sua reutilização através de exemplos de gestão cultural, em curso ou já ensaiadas, contando com a participação de estruturas culturais e científicas nacionais e internacionais. Pretende-se, ainda, que este encontro seja o ponto de partida para a constituição de uma rede de intercâmbio entre associações culturais com modelos de gestão similares.

A cada 15 dias o Confiança – Centro Cívico e Cultural irá acolher um percurso de visita, quinzenal, para as escolas e para o público em geral. Com ajuda de fotografias, registos áudio e vídeos de arquivo, e, sempre que possível, quer de antigos trabalhadores quer de cientistas, conduzir-se-ão os visitantes pelos espaços visitáveis da fábrica, explicando os processos de fabrico de sabão, sabonetes e perfumes.

A reunião na Câmara de Braga serviu também para apresentar os três grandes eixos de atividade do Confiança – Centro Cívico e Cultural: Memória, Cultura e Cidadania. Estes eixos de programação que complementam a oferta dos outros equipamentos culturais de Braga, mas, principalmente, adotam novos discursos, áreas e intervenções culturais até aqui inéditos no concelho.

Logo no primeiro ano de existência do Confiança – Centro Cívivo e Cultural permitem manter o edifício com atividade permanente logo no primeiro ano, nos vários dias da semana, em diferentes horários e atrativo para públicos heterogéneos e de todas as idades. Resumidamente, as propostas para os três eixos de intervenção são:

1. Fábrica de Memória – ConfiançaCCC como espaço para a História e a memória dos bracarenses

Continuar a recolha de testemunhos, memórias e documentos relativos à própria história da Fábrica Confiança; ConfiançaCCC como polo de recolha de informação sobre o passado industrial de Braga; workshops sobre a História da Cidade; recolha das histórias e fotografias dos primeiros habitantes dos bairros periféricos de Braga, tendo como ponto de partida os vizinhos Bairro da Alegria (génese ilegal) e o Bairro da Enguardas (habitação social); projetar com os cidadãos o que seria um possível museu da Cidade;

2. Fábrica de Cultura – ConfiançaCCC como palco para os espetáculos e cultura

Criar um palco multiusos que permita, com agilidade, informalidade e a baixos custos, a realização de espetáculos; articulação com grupos artísticos não só do concelho como da Universidade do Minho para que seja palco para eventos, espetáculos, instalações, performances e exposições fora da caixa; espaço para ensaios e para residências artísticas; desenvolver um projeto de serviço educativo artístico que complemente as falhas na oferta de ensino artístico plástico e oficinal na cidade; eventos de networking artístico.

3. Fábrica de Cidadania – ConfiançaCCC como grande praça cívica de Braga

Acolher atividades das associações de moradores, desporto e cultura das redondezas, como os convívios anuais, espetáculos ou exposições de pequena dimensão, atividades lúdicas como magustos ou bailes; ConfiançaCCC como palco para a multiculturalidade existente na envolvente, tão diversificada como a nova população brasileira, a população cigana do Bairro das Enguardas, os estudantes Erasmus e os investigadores internacionais da Universidade do Minho e do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia; experimentar e divulgar novos paradigmas de sustentabilidade ambiental, energética, agrícola e alimentar; debates e workshops de promoção dos direitos humanos e de empoderamento dos cidadãos; ludoteca e jogos de tabuleiro como pretexto para encontrar e conhecer os vizinhos.

Esta quinta-feira, 25 de Julho, às 15h, o Confiança – Centro Cívico e Cultural, será apresentado em Lisboa, na livraria Ler Devagar, situada na LX Factory, um complexo industrial transformado num espaço cultural e criativo. A par dos representantes da Plataforma Salvar a Fábrica Confiança estarão presentes Susana Pais, responsável da LXFactory, Jorge Custódio, fundador da APAI (Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial) e investigador da FCSH da Universidade Nova de Lisboa, e Leonor Medeiros, professora de Arqueologia Industrial na FCSH da Universidade Nova de Lisboa.

Foto: espetáculo na Confiança «Psychosis«, em Dezembro de 2001, pela Cão Danado & Companhia [foto Ana Bettencourt]. Comunicado enviado para a imprensa. 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s