Confiança – Centro Cívico e Cultural apresentado em Lisboa e Porto

pjimage (24)

O projeto Confiança – Centro Cívico e Cultural, que pretende abrir a histórica Fábrica Confiança ao público já em Setembro, será formalmente apresentado em Lisboa e Porto. Os eventos vão decorrer em Julho em antigos espaços industriais das duas cidades reconvertidos em propostas culturais (foto), servindo também para trocar ideias com os fundadores e dinamizadores desses espaços.
O primeiro evento decorre no Porto, no dia 18 de Julho às 18h30, no Mira Forum. O Mira Forum é um antigo armazém situado na rua de Miraflor (Campanhã), que se tem afirmado como um novo centro cultural do Porto, acolhendo lançamentos de livros, conferências, debates, exposições, concertos e teatro.
No dia 25 de Julho, às 15h, será a vez de Lisboa, com encontro marcado para a livraria Ler Devagar, situada na LX Factory. Este antigo complexo industrial situado em Alcântara apresenta atualmente uma grande variedade de espaços artísticos, criativos e comerciais que se tornaram numa referência da capital portuguesa, sendo um ponto obrigatório de paragem para os turistas que visitam Lisboa.
Nos dois encontros estarão presentes representantes da Plataforma Salvar a Fábrica Confiança e do Mira Forum e LX Factory, na respetiva cidade. Em Lisboa está confirmada a presença de Jorge Custódio, fundador da APAI (Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial) e investigador da FCSH da Universidade Nova de Lisboa, e de Leonor Medeiros, professora de Arqueologia Industrial na FCSH da Universidade Nova de Lisboa. No Porto a apresentação contará com a presença de Maria da Luz Sampaio, da direção da APAI e antiga diretora do Museu da Indústria do Porto, e de Daniel Miranda, vice-presidente da Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património.
A Câmara Municipal de Braga tem afirmado publicamente que não tem verba para transformar a histórica Fábrica Confiança num equipamento cultural tal como previsto na sua expropriação em 2012. O projeto Confiança – Centro Cívico e Cultural pretende ultrapassar esse impasse, contando com os agentes culturais para dinamizar e angariar apoios e com parcerias nacionais e internacionais, assumindo, ao mesmo tempo, a gestão e programação do edifício durante um período a negociar.
A intenção de avançar com o Confiança – Centro Cívico e Cultural parte das 20 entidades bracarenses que formam a Plataforma Salvar a Fábrica Confiança e que abrangem domínios desde as mais diversas formas artísticas e lúdicas (fotografia, dança, teatro, música, cinema, artes plásticas, jogos de tabuleiro, etc.), à intervenção cívica e defesa do património. 
As primeiras iniciativas que as associações se propõem a realizar na Fábrica Confiança são uma das exposições dos 29ºs Encontros de Imagem, já em Setembro, e a celebração do 125º aniversário da Saboaria e Perfumaria Confiança, que se assinala a 12 de Outubro de 2019.

Evento do Porto no Facebook

Evento de Lisboa no Facebook

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s