O que a Plataforma Salvar a Fábrica Confiança disse aos deputados

forum

A audição da Plataforma Salvar a Fábrica Confiança pela Comissão Parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, presidida pela deputada Edite Estrela, decorreu esta segunda-feira no Fórum Braga.  Neste encontro, a Plataforma defendeu, em primeiro lugar, que a Fábrica Confiança é essencial à memória coletiva de Braga e do País. Somente a manutenção na esfera pública da Fábrica Confiança permitirá preservar o património único que a fábrica representa, assegurando a transmissão entre gerações do último testemunho do passado industrial da cidade.

Em segundo lugar, a Plataforma sustentou que o Município de Braga deve, enquanto entidade proprietária, zelar pelo edifício garantindo a limpeza e conservação mínimas, impedindo a sua progressiva degradação tal como a própria Câmara exige aos proprietários privados. Deve ainda cessar a utilização do complexo industrial (interior e exterior) como depósito de todo o tipo de entulho que causam mais desgaste num conjunto sensível do ponto de vista patrimonial e arqueológico.

Por fim, a Plataforma, relembrando diversos eventos culturais realizados na Confiança, defendeu que perante o desinteresse do atual executivo na dinamização do imóvel, a sua gestão deve ser entregue a outra entidade que assegure um destino cultural público, sugerindo a título de exemplo a Junta de Freguesia de S. Vítor, autarquia empenhada há mais de uma década na preservação deste imóvel.

A Plataforma sugeriu ainda que a Assembleia da República considere uma alteração legislativa ao Regime Jurídico do Património Imobiliário Público que clarifique e estenda os princípios gerais aí consagrados para os imóveis do Estado ao património das Autarquias Locais.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s