A Câmara Municipal de Braga deu ordens à Polícia Municipal para não deixar os membros da Plataforma Salvar a Fábrica Confiança e o presidente da Junta de S. Victor entrar na Fábrica Confiança, de forma a acompanharem a visita da Comissão Parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto ao edifício, que decorreu esta segunda-feira de manhã.
Edite Estrela, que tinha convidado a Plataforma e o presidente da Junta a acompanhar a visita, comentou a situação aquando da audição com a Plataforma: “Lamento que não nos tivessem podido acompanhar na visita. Quando fizeram o contacto remeti para a Câmara, para ver se nos podiam acompanhar. Lamento porque, de facto não havia razão, o espaço é muito amplo e havia condições para haver mais pessoas”. (vídeo com declaração disponível aqui)
Não se consegue entender o propósito desta restrição, bem como o da convocação da Polícia Municipal para controlar a entrada no edifício. A Câmara Municipal de Braga deixou claro haver uma dualidade de critérios, uma vez que permitiu a entrada de outras pessoas não inscritas previamente na visita da Comissão Parlamentar.